A secretária geral do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, enfermeira doutora Solange Caetano esteve hoje na Escola de Enfermagem da USP, participando da mesa-redonda Entidades de Representação da Enfermagem. O tema destacado por Solange Caetano foi O papel do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo – História do SEESP.
Ela falou sobre a história de lutas da entidade ao longo dos anos, seja para valorizar a profissão e os profissionais, seja para garantir direitos. Destacou que o Sindicato dos Enfermeiros é a única entidade autorizada a assinar Convenções Coletivas de Trabalho e que, através da mobilização nas campanhas salariais, várias melhorias têm sido conquistadas pela categoria mesmo não sendo obrigatórias pela legislação.

Solange recordou também sobre a grande mobilização que garantiu a maior vitória da Enfermagem, o Piso Salarial Nacional, conquistado esse ano no Congresso Nacional e que os reflexos deverão começar já nos salários de agosto para todo o setor privado e filantrópico. Para os servidores públicos, o pagamento é obrigatório a partir de janeiro do próximo ano, já que União, estados e municípios precisam adequar seus orçamentos para garantir o pagamento do piso salarial,
Além do SEESP, outras entidades também participaram. A Aben-SP foi representada pela sua presidente, professora doutora Vilanice Alves Araújo Puschel e o Coren-SP pelo presidente Professor James Francisco.