Ivonildes Ferreira, diretora no Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), participou da Conferência Nacional Livre de Saúde Mental e Trabalho que ocorre ontem,28/09, na Fundacentro, em São Paulo.
O encontro é uma das ações preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que ocorrerá entre os dias 11 e 14 de dezembro, em Brasília.
Visando aprimorar a qualidade de vida dos trabalhadores e reforçar o compromisso com a implementação de políticas públicas. A pauta foi: “Por que enlouquecemos no trabalho? A saúde mental da classe trabalhadora importa”
O ponto central da discussão girou em torno de:
- A política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS.
- Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos
No qual, este último aspecto foi subdividido em quatro eixos, dos quais a conferência selecionou dois para debate:
- Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;
- Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
Segundo a diretora “o objetivo é destacar a importância de conscientizar os trabalhadores, especialmente as Enfermeiras/os que estão na linha de frente da assistência, sobre os desafios relacionados à saúde mental, uma vez que esses problemas afetam significativamente os profissionais da área da saúde.” Concluiu.
O SEESP reforça a importância da categoria na integração de cuidados no ambiente laboral e a defesa dos direitos dos trabalhadores no contexto da saúde mental. Filie-se, juntos somos mais fortes!