Hoje, 06/05, audiência no procedimento de mediação junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) trouxe à tona questões cruciais envolvendo os trabalhadores do Hospital Guilherme Álvaro de Santos.
Solange Caetano, presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e secretária-geral do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), esteve presente na reunião, acompanhada pelo advogado Dr. Diego Batista. O encontro também contou com a participação do procurador Cesar Henrique Kluge.
Além deles, estiveram presentes membros da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES), como o Sr. José Dannieslei, Rosângela Matiad de Arruda e Sílvia Valeriano.
O SEESP apresentou diversas queixas das/os Enfermeiras/os, destacando que muitos não estão recebendo os valores corretos de remuneração. Em resposta, o representante da SES apontou uma divergência em relação à gratificação de desempenho, indicando que uma parte fixa está sendo contabilizada para o pagamento do piso salarial.
Durante a mediação, o representante do SES abordou a iniciativa pré-processual junto ao Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (SINDSAUDE) no Tribunal Regional do Trabalho da 2.ª Região. O procurador recomendou que o SEESP solicitasse participar dessa ação, o que foi prontamente acatado.
Além disso, o Ministério da Saúde será convocado para a próxima reunião, visando esclarecer questões relacionadas às verbas fixas, gerais e permanentes.
O SEESP também se comprometeu a solicitar informações mais detalhadas sobre as/os Enfermeiras/os do Hospital Guilherme Álvaro, visando uma resolução justa e transparente para as questões levantadas.
A reunião demonstrou o compromisso das partes envolvidas em buscar soluções colaborativas e efetivas para garantir os direitos das/os Enfermeiras/os reforçando a importância da mediação do MPT como um meio de promover o diálogo e a justiça nas relações de trabalho.
Juntos somos mais fortes!