O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) ingressou com uma denúncia contra a Santa Casa de Misericórdia Instituto Morgan de Educação, Saúde e Esporte (Hospital Municipal de Itupeva).
O pronto-socorro adulto e infantil da instituição emprega Enfermeiras gestantes em condições insalubres, uma prática que contraria o artigo 394-A da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
De acordo com o presidente do SEESP, Elaine Leoni, a situação é alarmante e exige ação imediata. “É inaceitável que em pleno século XXI ainda tenhamos profissionais de saúde, especialmente gestantes, expostas a ambientes insalubres. A lei é clara: gestantes devem ser afastadas de condições de trabalho que coloquem em risco sua saúde e a de seus bebês. Estamos falando não apenas de uma questão legal, mas também de uma questão de humanidade e respeito aos direitos trabalhistas”, declarou Leoni.
O sindicato espera que a denúncia leve à rápida correção das práticas adotadas pelo hospital, que atualmente geram prejuízos financeiros e sociais significativos para as Enfermeiras.
Juntas somos mais fortes!
Filie-se ao SEESP!