SEESP se solidariza com vítimas das chuvas em Juiz de Fora e Ubá e destaca atuação das(os) Enfermeiras(os) nas ações de emergência

24/02/2026

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) manifesta profunda solidariedade às famílias das vítimas fatais, das pessoas desaparecidas e de todas as que perderam suas casas em decorrência das fortes chuvas que atingiram os municípios de Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais.

Diante da gravidade da situação, o município de Juiz de Fora decretou estado de calamidade pública e suspendeu as aulas em todas as escolas da rede municipal. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais segue atuando intensamente nas buscas por pelo menos 45 pessoas desaparecidas.

Segundo a Prefeitura de Juiz de Fora, este já é o fevereiro mais chuvoso da história da cidade, com 584 milímetros de chuva acumulados — volume que corresponde ao dobro do esperado para todo o mês.

O Ministério da Defesa informou que foi acionado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para apoiar as ações emergenciais no município. Entre as medidas previstas estão a disponibilização de viaturas, o emprego de tropas para limpeza e desobstrução de vias públicas, a remoção de escombros, o apoio logístico, a organização de abrigos temporários e o uso de helicóptero em ações humanitárias.

O SEESP reforça sua confiança no trabalho das equipes de resgate, profissionais de saúde e voluntários que atuam na linha de frente dessa tragédia. Destaca, especialmente, a atuação essencial da/o Enfermeira/o nas emergências e calamidades públicas, garantindo atendimento imediato, acolhimento, triagem, organização dos fluxos assistenciais, prevenção de agravos e cuidado humanizado às vítimas e às famílias atingidas.

Juntos somos mais fortes!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba as notícias do SEESP!

Inscreva-se na newsletter para continuar lendo. É grátis!

Aceito receber e-mails e concordo com a política de privacidade e os Termos de Uso.