No dia 17 de outubro, foi realizado o III Seminário sobre Assédio Moral no Trabalho – Implicações do assédio moral na saúde do trabalhador, em Ribeirão Preto. Organizado pelo Núcleo de Combate ao Assédio Moral e Desigualdade Social (NUCAMT-DS), o evento contou com palestrantes de diversos setores da saúde, além de profissionais do Direito, comerciários, bancários, entre outros.
O Seminário teve como objetivo formar uma comissão interinstitucional que sirva de referência para o trabalhador e que promova ações concretas e resolutivas.
O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), representado pela diretora Ana Firmino, participou apresentando os casos de assédio moral na área da Enfermagem, as principais vítimas e os motivos que muitas vezes fazem com que o trabalhador não denuncie.
“É comum e totalmente compreensível que o profissional tenha medo de denunciar que sofre de assédio moral no seu local de trabalho. Há o receio de perder o emprego ou sofrer ainda mais caso alguém descubra que ele foi em busca de apoio”, comenta Ana Firmino.
As consequências físicas e psicológicas também foram abordadas durante as apresentações.
“Há muito tempo o SEESP atua no combate a esse tipo de assédio por entender que o profissional precisa de um ambiente de trabalho saudável para prestar um atendimento de saúde com qualidade”, finalizou Ana.


