O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo iniciou, na noite de ontem (12), o tradicional Ato de Outorga do Prêmio Anna Nery que homenageia enfermeiros e enfermeiras por sua carreira profissional. Os profissionais de Santos foram os primeiros homenageados de uma séria de eventos que serão realizados durante todo o ano.
Reunidos na Câmara Municipal de Santos, compuseram a mesa de abertura o anfitrião da Casa, vereador Evaldo Stanislau, a secretária geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Célia Regina Costa, o diretor da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Marcel Reis e a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), Solange Caetano.
Com o auditório lotado, o ato apresentou a história da Enfermagem no Brasil destacando a trajetória de Anna Nery pela profissão. Modelos vestindo uniformes das enfermeiras nas décadas de 20, 50, 60, 70 até o modelo atual ilustraram os avanços da profissão.
Durante sua fala, o vereador Evaldo Stanislau, destacou a importância da equipe de Enfermagem na assistência à saúde. “Eu sou médico infectologista e sei o quanto é importante desde o meu tempo de estudante o convívio com profissionais de saúde. O médico pode até achar que manda, mas nós devemos ter espírito de equipe”, comentou.
Solange Caetano, presidente do SEESP e da FNE, pontuou a pesquisa realizada pela Fiocruz que apresentou a Enfermagem como 52% dos profissionais de saúde do país, os índices de violência laboral, assédio moral e a classificação da categoria como a que mais adoece no setor de saúde.
Solange também noticiou uma parceria firmada entre o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) para fiscalização do cumprimento da Norma Regulamentadora 32 em todas as unidades de saúde visando maior segurança aos profissionais, em destaque para o dimensionamento de pessoal.
“Essa norma foi construída com o objetivo de preservar a saúde dos nossos trabalhadores. O problema de dimensionamento de pessoal que por conta dos quadros reduzidos causam sobrecarga de trabalho e fazem com que esses trabalhadores sejam as vítimas mais potentes de violência laboral. Nós queremos dar um basta nisso!”¸citou Solange.
O SEESP apresentou ao vereador Evaldo dois projetos de lei: um que dispõe sobre o assédio moral no âmbito da administração pública municipal direta e indireta, autarquias e fundações, e outro sobre a atenção à saúde ocupacional dos profissionais Enfermagem, que cria uma comissão tripartite para gestão dos índices de afastamentos por doença e criação de ações para diminui-los.
Após as homenagens, o evento foi encerrado com a apresentação de dança da colaboradora do SEESP, Grasiela Trindade.
“Nós temos muito orgulho e muita alegria em realizar esse ato solene, pois é uma demonstração carinhosa de valorização aos enfermeiros e enfermeiras que dedicam seu dia-a-dia ao cuidado do próximo, muitas vezes abrindo mão de momentos com a sua família, de lazer”, finalizou Solange.




































