Ato pela Valorização do Enfermeiro e Reconhecimento da Enfermagem em Defesa do SUS reúne milhares de profissionais em São Paulo

24/10/2017

Nesta segunda-feira (23), o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) e demais entidades que representam a Enfermagem (COREN-SP, ABEn, SindSEP e Enfermeiro Aprendiz) reuniram-se no Ato pela Valorização do Enfermeiro e Reconhecimento da Enfermagem em Defesa do SUS, que percorreu as principais ruas da capital paulista, em manifestação em reconhecimento da enfermagem em defesa do Sistema Único de Saúde.

O ato, que reuniu milhares de profissionais – entre Auxiliares, Técnicos e Enfermeiros –, teve início no Vão Livre do MASP, na Avenida Paulista, seguiu pela Rua da Consolação e terminou na Paróquia Nossa Senhora da Consolação. De forma pacífica, os presentes ocuparam uma faixa das vias, puxando palavras de ordem e enaltecendo a importância da Enfermagem no trabalho da saúde.

“Não viemos às ruas para reivindicar salário. Estamos aqui pedindo respeito, porque somos a linha de frente na saúde”, afirmou a diretora do SEESP, Elaine Leoni, citando a liminar (hoje derrubada) do Conselho Federal de Medicina (CFM), que até o início da semana passada limitava o trabalho do profissional de Enfermagem. “Queremos que toda a população, que sempre tratamos com carinho, faça parte dessa manifestação, porque se nos limitarem em nosso serviço, o tratamento de todos será prejudicado, não por culpa nossa, mas por decisões que resguardam interesse corporativistas e que não são do povo.”

“Em um momento de crise, restringir as funções da equipe de Enfermagem, bem como cortar subsídios do SUS, é de uma grande irresponsabilidade, por isso estamos aqui para lutar contra o retrocesso”, disse o diretor Juvenal Canas Prado.

Ao final do ato, os presentes foram convidados a assistir a missa na Paróquia Nossa Senhora da Consolação, que teve entre as intenções da noite, uma em especial voltada para a Enfermagem.

Veja a Galeria de Fotos do Ato aqui.

Receba as notícias do SEESP!

Inscreva-se na newsletter para continuar lendo. É grátis!

Aceito receber e-mails e concordo com a política de privacidade e os Termos de Uso.