SEESP visita Hospital Infantil Gonzaga em Santos

19/07/2018

Nesta última terça feira (18), o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), na pessoa do diretor Juvenal Prado e da colaboradora Rita Cerqueira, estiveram reunidos no Hospital Infantil Gonzaga com a gestora administrativa Sra Ângela Maria Del Rio e a gestora de Enfermagem Dra. Andrea Alves Soerensen para apresentarem o SEESP, bem como discutir as condições laborais dos Enfermeiros da Instituição.

A Sra Ângela informou que os enfermeiros da Instituição são cooperados da Infantil Santos Cooperativa Médico-hospitalar e quando necessário de acordo com a demanda existem também Enfermeiros cooperados em contrato específico da Cooperativa de Trabalho e Serviços dos Profissionais de Saúde – CSS .

Dra. Andrea Alves Soerensen apresentou a estrutura de funcionamento do serviço de enfermagem e alertou que assumiu a gestão recentemente e está reformulando alguns pontos técnicos operacionais do serviço.

Combinou-se com a RT da Enfermagem que o SEESP realizaria uma reunião com todos os Enfermeiros do Hospital para apresentação das atividades que o Sindicato realiza e para tirar duvidas dos Enfermeiros.

O diretor Juvenal solicitou informações às gestoras que apontem para o funcionamento adequado de uma cooperativa de trabalho dentro das leis específicas, as quais ficaram de enviar com a oficialização do pedido pelo SEESP.

A diretora Ângela destacou que a instituição possui parecer do Ministério Público atestando a idoneidade e adequado funcionamento da cooperativa Infantil Santos.

Considera-se Cooperativa de Trabalho a sociedade constituída por trabalhadores para o exercício de suas atividades laborativas ou profissionais com proveito comum, autonomia e autogestão para obterem melhor qualificação, renda, situação socioeconômica e condições gerais de trabalho, sendo estas regidas pela Lei Federal  12.690/2012.

Dentro deste principio básico do cooperativismo que é o proveito comum financeiro aos cooperados, foi discutido a necessidade da cooperativa adequar o valor do ato cooperado por hora disponibilizado aos cooperados.

A presidente do SEESP Solange Caetano ALERTA A TODOS os Enfermeiros do Estado de São Paulo que trabalham como cooperados a necessidade de se buscar informações a respeito dos seus direitos e deveres como sócio quotista de uma cooperativa de trabalho, pois infelizmente existem cooperativas que tratam seus sócios quotistas de maneira equivocada e às vezes buscam disfarçar e usurpar direitos trabalhistas.

O SEESP esta a disposição para orientar a todos os Enfermeiros sobre cooperativismo, seus benefícios e riscos.

A diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo conta com os profissionais para fortalecer a nossa luta. Se você ainda não é sócio, se sindicalize, pois somente com unidade conseguiremos avançar cada vez mais nas conquistas de diretos!

Receba as notícias do SEESP!

Inscreva-se na newsletter para continuar lendo. É grátis!

Aceito receber e-mails e concordo com a política de privacidade e os Termos de Uso.