O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) entra com ação de denúncia contra Casa de Saúde e Maternidade Santa Filomena de Rio Claro/SP por não cumprir as determinações previstas na legislação vigente. A principal queixa é referente à alteração da carga horária dos profissionais enfermeiros.
De acordo com relatos dos profissionais, a jornada de trabalho praticada anteriormente era de 6 horas diárias, em um esquema de 5 dias de trabalho para 1 dia de descanso, com direito a 15 minutos de intervalo. No entanto, uma nova jornada de trabalho foi imposta, passando a ser de 44 horas semanais, com 8 horas diárias e uma escala de folga de 6 dias de trabalho para 2 dias de descanso.
O problema se agrava ainda mais quando as Enfermeiras(os) revelam que não houve nenhum tipo de alteração ou acréscimo em seus salários. Ou seja, eles foram submetidos a um aumento na carga horária e a mudanças de horário, sem receber qualquer forma de compensação financeira.
Diante dessa situação, medidas legais foram adotadas visando garantir os direitos dos profissionais enfermeiros. O SEESP permanecerá vigilante no desdobramento do caso, em busca da proteção dos interesses da categoria e da valorização desses trabalhadores.
No SEESP, trabalhamos em união para fortalecer a categoria dos enfermeiros. Filie-se e faça a diferença!