Os diretores do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo e da Federação Nacional dos Enfermeiros, Péricles Batista e Ivonildes Ferreira, participaram nos dias 16 e 17 de encontro sindical que reuniu mais de 450 sindicalistas em Salvador.

Presentes várias lideranças da Enfermagem e da área da Saúde bem como personalidades da política nacional, como o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; os deputados federais Daniel Almeida e Alice Portugal, do PCdoB/BA; a deputada estadual Olívia Santana e o vereador Augusto Vasconcelos, de Salvador, que tem se destacado em defesa da Enfermagem e dos direitos dos trabalhadores.
Também estiveram presentes representantes das Confederações, como o presidente Castanha da CNTS e dos sindicatos filiados à CTB.

“Este foi um encontro de grande relevância para a classe trabalhadora do Brasil, além de nos ter dado uma formação política e sindical para que possamos atuar mais na base e representar bem nossa categoria”, afirma Péricles.
Segundo ele, a vivência do encontro permitiu ampliar a luta da Enfermagem, “principalmente nesse momento em que lutamos para garantir o nosso Piso Salarial. Poder contar com o apoio de outros sindicalistas e de outras categorias fortalece a nossa luta”, afirma.

Outro aspecto destacado por Péricles, reafirmado pelo encontro, é a importância de rever a reforma trabalhista que surrupiou inúmeros direitos dos trabalhadores. “Só pela força da nossa união vamos conseguir retomar as pautas de interesse dos trabalhadores”.
O presidente da CTB, Adilson Araújo, destacou a importância dolíder sindical ter contato com a base. “A fala do presidente da CTB foi muito importante no sentido de reforçar que os sindicatos são os principais instrumentos de luta e organização dos trabalhadores”, diz Péricles.
O vice-presidente do SEESP afirma que os participantes saíram fortalecidos do encontro. “Todo o conhecimento adquirido, a formação e as informações passadas, os planos estratégicos discutidos, vão nos ajudar muito no nosso trabalho, principalmente no trabalho de base e de contato direto com os profissionais enfermeiros e enfermeiras”, acredita.
Cada vez mais, diz Péricles, é importante a gente investir para trazer mais trabalhadores para o Sindicato, Por isso, ele convida: “Filie-se ao SESSP, temos muito trabalho para frente para reaver nossos direitos e conquistas outros e isso só será possível com um sindicato forte, ao lado de uma categoria atuante”.