Em 26 de junho, o vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), Péricles Batista, esteve reunido com enfermeiras e enfermeiros do Hospital de Amor de Barretos. Acompanhado pelo advogado da entidade, Dr. Diego Batista, o dirigente ouviu as demandas da categoria e tratou das alterações na jornada de trabalho propostas pela instituição.
A empresa apresentou uma proposta de adoção do regime 12×36, atendendo à necessidade de parte dos profissionais. No entanto, a mudança resultaria em redução proporcional dos salários, conforme a nova carga horária. Após diálogo com as trabalhadoras e trabalhadores, o Sindicato construiu uma nova pauta baseada nas necessidades apontadas pela categoria e a apresentou à gestão do hospital. Ainda assim, foi informado que qualquer readequação na jornada trará impacto financeiro — ou seja, não há possibilidade de mudança sem redução salarial.
“Temos um posicionamento firme contra qualquer proposta de redução da jornada de trabalho que implique em diminuição salarial. Defendemos a valorização das enfermeiras e dos enfermeiros e seguimos na luta por uma adequação da carga horária, sem prejuízo financeiro para a categoria”, afirmou Péricles.
Com o objetivo de construir uma decisão coletiva, o SEESP propôs a realização de uma Assembleia para formalizar a posição das Enfermeiras e dos Enfermeiros. Após a Assembleia, a pauta será discutida.
O SEESP reforça que nenhuma decisão será tomada de forma unilateral. A negociação é coletiva, e o Sindicato não assinará nenhum acordo que não seja respaldado pela vontade expressa das enfermeiras e enfermeiros.
Filie-se ao SEESP e fortaleça a luta pela valorização da enfermagem!