Nesta segunda-feira, 04 de agosto, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) marca presença no XVII Congresso Latino-Americano de Medicina Social e Saúde Coletiva, que ocorre entre os dias 4 e 8 de agosto de 2025. O evento, realizado bienalmente e de forma itinerante entre os países latino-americanos, é um dos principais espaços de debate sobre os rumos da saúde coletiva na região.
Com o tema central “Por Democracia, Direitos Sociais e Saúde: Retomando o Caminho da Determinação Social e da Soberania dos Povos”, o Congresso reúne pesquisadores, profissionais de saúde, estudantes e movimentos sociais para discutir a construção de sistemas universais de saúde e o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a equidade e a justiça social.
A programação conta com conferências, mesas temáticas e apresentações diversas, que visam aprofundar a produção de conhecimento, incentivar o intercâmbio entre países e fortalecer redes de colaboração em saúde.
O vice-presidente do SEESP e diretor de assuntos jurídicos da Federação Nacional dos Enfermeiros, Péricles Batista, participa neste primeiro dia do evento e ressaltou o compromisso da entidade com a construção de uma saúde pública de qualidade, que valorize tanto quem cuida quanto quem é cuidado.
Acompanhado da diretora Ana Firmino, responsável pela pasta da Mulher Trabalhadora e pela Secretaria de Políticas e Valorização da Mulher da FNE, no qual destacou a relevância do tema “Observatório da Desprivatização da Saúde”, recentemente debatido. Durante o evento, representantes de diversos países têm apresentado suas realidades e experiências relacionadas à desprivatização dos sistemas de saúde.
Confira, no dia 8 de agosto o SEEESP apresentará um trabalho científico intitulado “Preconceito Histórico de Gênero na Enfermagem” não perca, Eixo 5.5 a 6.1 – Hall do 10° andar – 13:00 a 14:30.
Juntos somos mais fortes!