O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), por meio de sua presidente, Elaine Leoni — que também atua como coordenadora do Comitê LGBTQIAPN+ — manifesta profundo pesar e repudia as recentes mortes de pessoas pertencentes à comunidade LGBTQIAPN+.
Entre os casos, destaca-se o ocorrido na manhã desta quarta-feira (8), no bairro Cruzeiro do Sul, em Cariacica, onde duas mulheres foram baleadas e mortas por um policial militar. As vítimas foram identificadas como Francisca Chaguiana Dias Viana e Daniele Toneto Rocha, que eram casadas. O crime aconteceu após uma discussão envolvendo a ex-companheira do autor dos disparos, que é cabo da corporação.
Embora, até o momento, o caso seja tratado oficialmente como um conflito interpessoal, sem confirmação de motivação por preconceito, o SEESP reforça que nenhum tipo de violência pode ser relativizado ou justificado. É inadmissível que situações de conflito resultem em perdas tão graves.
Outro caso que também causa preocupação é a morte do influenciador Carlos Filhar. A situação reforça a necessidade de ampliar o debate sobre saúde mental, que deve ser tratada com seriedade, responsabilidade e sem negligência.
O SEESP reafirma seu compromisso com a defesa da vida, da dignidade e dos direitos humanos, destacando a importância de políticas públicas eficazes, acolhimento e proteção às populações vulneráveis.
Juntxs somos mais fortes!