Saúde Mental das Enfermeiras/os: Atualização da NR-1 é uma conquista importante para a categoria!

 Saúde Mental das Enfermeiras/os: Atualização da NR-1 é uma conquista importante para a categoria!

Nesta segunda-feira (26), entra em vigor a nova versão da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que trata do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) nas empresas. A principal novidade da atualização é a inclusão de diretrizes específicas para os riscos psicossociais, reconhecendo oficialmente o impacto das condições laborais na saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras.

A mudança foi instituída pela Portaria nº 1.419, de 27 de agosto de 2024, resultado de uma longa luta por uma legislação que reconheça o sofrimento psíquico relacionado ao trabalho como uma questão de saúde ocupacional. Embora tenha sido incorporada como um anexo à NR-1 e não como uma norma independente, a atualização é considerada um avanço importante na proteção à saúde mental no ambiente de trabalho.

Um dos pilares da nova NR-1 é a avaliação psicossocial, que visa identificar e corrigir fatores que possam comprometer a saúde mental dos trabalhadores. As empresas deverão adotar medidas sistemáticas de identificação e controle desses riscos, por meio da criação de programas de apoio psicológico, promoção de hábitos saudáveis e capacitação de lideranças para lidar com questões relacionadas ao bem-estar das equipes.

A norma está agora em fase de implementação, e as empresas terão até maio de 2026 para se adaptarem às novas exigências, sem risco de autuação durante esse período.

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) ressalta a importância da atualização, especialmente para a categoria, uma das mais expostas a riscos ocupacionais e, consequentemente, mais vulneráveis a problemas psicológicos.

Para a presidenta do SEESP, Elaine Leoni, “A nova NR-1 representa uma mudança significativa, contribuindo para que o trabalho seja realizado com excelência, sem comprometer a saúde de quem cuida — especialmente no caso das Enfermeiras e Enfermeiros, que estão na linha de frente da assistência à população.”

Juntos somos mais fortes!

Deixe uma Respota

O seu endereço de e-mail não será publicado.