Após receber várias notícias de que a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Birigui não está efetuando o pagamento dos enfermeiros, que já estão há um mês sem receber, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) protocolou denuncia no MPT para que sejam convocados os responsáveis pela instituição e desta forma, garantir o cumprimento do direito dos trabalhadores. Até o presente momento, não existe expectativa de receber o salário referente ao mês de dezembro de 2020. A instituição alega que o atraso ocorre em função da ausência de repasse de verba pelo município.
Como a corda sempre arrebenta do lado mais fraco, a grande verdade é que “a situação dos enfermeiros está cada dia mais desesperadora, visto que se trata de verba de caráter alimentar, e muitos relatam que já não têm condições financeiras para se locomover ao plantão, lembrando que a denunciada administra unidades de saúde pública do município de Birigui”, afirma a presidente do Sindicato, enfermeira Solange Caetano.
“Esta situação afeta também a população gerando incertezas de atendimento, sobretudo em plena pandemia. Por isso, é fundamental que o MPT se manifeste o mais rapidamente possível”, finaliza a presidente d SEESP.