Ato “Todos Pelas Fernandas” repudia assassinato de enfermeira

 Ato “Todos Pelas Fernandas” repudia assassinato de enfermeira

Na última sexta-feira (12) a Praça da República, em São Paulo, foi palco de um ato em repúdio a morte da enfermeira Fernanda Sante Limeira, brutalmente assassinada pelo ex-companheiro na porta da Unidade Básica de Saúde (UBS) que trabalhava. O evento teve a presença de diversas entidades sindicais e do secretário de Saúde do Município de São Paulo, Alexandre Padilha. Representando o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), estavam a diretora Ivonildes Bezerra e as colaboradoras Roberta Ramos, Laleska Borges, Luana Oliveira, Grasiela Trindade e Jussara Oliveira.

Batizado de “Todos Pelas Fernandas”, o ato teve início às 16 horas em frente a Secretaria de Educação do Estado e foi seguido de uma caminhada que terminou em frente a UBS, que também fica na República, local que a enfermeira trabalhava.

Neste ano, quando comemoramos 10 anos da Lei Maria da Penha, ver episódios como este acontecendo, e ainda vivermos em uma sociedade onde ocorre um feminicídio a cada 1h30, é algo extremamente preocupante”, disse a diretora Ivonildes. “Nos preocupa não somente por ter sido um ato covarde contra uma enfermeira, mas por se tratar de um feito contra uma pessoa do bem, que praticava o ato do cuidar.

O SEESP, por representar uma categoria predominantemente feminina, luta contra a violência doméstica contra mulheres, fazendo parte, contribuindo e apoiando diversos movimentos (como o realizado na Praça da República) que batalha pelo fim não só do abuso físico, mas também do assédio moral, sexual e pela paridade de gênero.

Para auxiliar no combate, a Entidade tem a cartilha “Violência contra as mulheres nos locais de trabalho: denuncie, combata, pare!”, a qual tem servido como forma de orientar os trabalhadores a auxiliar orientando as pacientes e ao mesmo tempo servindo de base para aquelas que são vítimas.

O diretor de comunicação do SEESP, Natanael Costa, esta junto com sua equipe, promovendo a atualização deste material que é de extrema importância.

WhatsApp Image 2016-08-12 at 17.20.52 WhatsApp Image 2016-08-13 at 13.51.39 WhatsApp Image 2016-08-13 at 13.51.40 WhatsApp Image 2016-08-13 at 13.51.42 WhatsApp Image 2016-08-12 at 17.18.47