Oficina do GT da USP/Fiocruz sobre pandemias e reforma do RSI

 Oficina do GT da USP/Fiocruz sobre pandemias e reforma do RSI

A Oficina do GT USP/Fiocruz realizará um balanço das negociações ocorridas no âmbito da Organização Mundial da Saúde (OMS) nos dias 19 e 20 de fevereiro.

Solange Caetano, secretária geral do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) e presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), está participando do Workshop “Pandemias e Reforma do Regulamento Sanitário Internacional (RSI).

Em seu discurso, Caetano destacou a importância do SEESP em garantir os direitos das Enfermeiras/os que estiveram na linha de frente durante a pandemia de COVID-19. Isso abrange desde o afastamento de gestantes, idosos (65 anos), pessoas com comorbidade até os processos ganhos em relação às denúncias contra instituições que não forneciam equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados, entre outros.

“A categoria de Enfermeiras/os foi profundamente impactada durante a pandemia de COVID-19, com o Brasil apresentando uma das maiores taxas de mortalidade no mundo. Agora, mais do que nunca, é essencial assegurar a proteção desses profissionais e reavaliar toda a estrutura para garantir que estejamos prontos para cuidar da saúde deles em futuras crises similares”, afirmou Solange.

A oficina tem como objetivo reunir especialistas, representantes governamentais, acadêmicos e membros da sociedade civil para discutir os progressos, desafios e lacunas nas negociações do Acordo de Pandemias da OMS e na reforma do RSI. Serão discutidas as últimas versões dos documentos disponíveis, que embasaram as rodadas de negociação previstas para fevereiro e março de 2024, buscando definir os próximos passos e avaliar sua capacidade de cumprir seus objetivos.

Confira a transmissão ao vivo através do canal oficial da Universidade de São Paulo no YouTube: https://www.youtube.com/c/iriusp_oficial/live

Juntos somos mais fortes!

Deixe uma Respota

O seu endereço de e-mail não será publicado.